Você sabe medir a satisfação do cliente? Veja 4 dicas para começar
Nem só de plano de negócio, capital de giro e produtos ou serviços de qualidade que se faz uma empresa bem-sucedida. O que também determina o sucesso do negócio é a satisfação do cliente.
A satisfação do cliente é uma espécie de termômetro da empresa. Se estão felizes, fazem um boca-a-boca positivo e contribuem para o aumento das vendas. Mas se estiverem insatisfeitos, não voltarão a comprar. E mais: ainda alimentarão a propaganda negativa e ajudarão a derrubar a reputação da empresa.
Por isso, é essencial estar sempre atento à forma como os consumidores se sentem diante da sua marca. Essa percepção é o que ajuda a empresa a corrigir erros, minimizar impactos negativos, valorizar os pontos fortes e aprimorar soluções de forma personalizada.
Existem, hoje, diversos instrumentos que ajudam a medir a satisfação do cliente por meio de pesquisas e questionários.
4 dicas de como realizar uma pesquisa de satisfação do cliente
Existem inúmeras formas de medir a satisfação do cliente – inclusive, sem nem sequer perguntar isso a ele. Conheça 4 dicas de como é possível medir o índice de contentamento consumidor com a marca.
- Defina um objetivo para medir a satisfação do cliente
O primeiro passo é definir o que deve ser avaliado. Por exemplo: a empresa quer conhecer a satisfação geral do cliente em relação a algum aspecto específico, como o preço, o atendimento e as condições do produto, por exemplo, ou quer fazer isso de forma ampla, conhecendo as impressões do consumidor em relação à própria empresa propriamente dita? É importante delimitar essa busca para extrair as informações necessárias e melhorar o resultado final.
- Escolha o método
A empresa também precisa providenciar um método de pesquisa para fazer a medição do nível de satisfação dos clientes. Os mais comuns são:
- Net Promoter Score (NPS) – aplica-se uma única pergunta (no caso, “em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de recomendar a empresa para amigos?”) e apresenta-se opções de resposta que vão de zero a dez (sendo zero nenhuma probabilidade e 10 alta probabilidade). O resultado separa as respostas em três grupos: promotores (notas 9 e 10), neutros (notas 7 e 8) e detratores (notas 0 a 6). Amazon, Walmart e Starbucks, por exemplo, utilizam esse método para avaliar o índice de lealdade à marca.
- Customer Effort Score (CES) – mede o índice de esforço que o cliente precisou fazer no contato com a empresa, aplicando uma escala invertida ao NPS. Por exemplo: “em uma escala de 1 a 5, quanto de esforço você empregou para ter a sua demanda atendida (sendo 1 pouco e 5 muito)?”. A lógica é a seguinte: quanto mais trabalho o consumidor tiver pra comprar uma solução, tirar dúvidas ou resolver problemas, mais insatisfeito ficará.
- Customer Satisfaction Score (CSAT) – avalia a experiência do cliente em situações específicas. Por exemplo: “em uma escala de 1 a 5, como você avalia a sua satisfação com o produto ou serviço (sendo 1 para extremamente insatisfeito e 5 para extremamente satisfeito)?” ou, então, “em uma escala de 1 a 5, o que você achou do atendimento?”. Dependendo do retorno, a pesquisa já pode ser encerrada aí ou, então, em caso de descontentamento, prosseguir com perguntas adicionais – incluindo algumas de resposta aberta.
- Considere as avaliações online
Mesmo que tenha o seu próprio sistema de coleta e mensuração da satisfação do cliente, a empresa precisa considerar também as impressões deixadas pelos consumidores em redes sociais e outras plataformas online. O Google e o Facebook possuem sistemas próprios para isso, por exemplo. Mas, além deles, quaisquer redes sociais podem receber interações, comentários e queixas, tanto de forma pública quanto privada. Existem ainda, dentro deste contexto, os sites criados exatamente para esse fim, como o Reclame Aqui e o Consumidor.gov. Tudo isso precisa ser monitorado, principalmente porque o consumidor gosta de recorrer a tais recursos para demonstrar o seu contentamento ou aversão a alguma marca – mesmo quando não responde às pesquisas oficiais. Por ser feito de forma espontânea e informal, por exemplo, costuma refletir opiniões mais honestas, gerando insumos valiosos para a empresa
- Invista em tecnologias como Speech Analytics e o CRM
Além da abordagem feita por meio de pesquisas formais, há outras possibilidades que ajudam a medir o índice de contentamento do consumidor e a qualidade do atendimento que está sendo prestado. E isso pode ser feito por meio de tecnologias como o Speech Analyitcs ou o Customer Relationship Management (CRM) que tem se popularizado cada vez mais.
O Speech Analytics, por exemplo, consegue identificar o humor, as emoções e os sentimentos manifestados pelo consumidor durante as interações com a empresa, emitindo alertas sobre possíveis indícios de insatisfação.
Já o CRM armazena e gerencia informações sobre a jornada de consumo e de interações do cliente, permitindo à empresa personalizar o atendimento e reverter problemas antes mesmo que eles surjam. Quem entra em contato de forma frequente para se queixar sobre o mesmo problema não indica estar feliz com a situação, por exemplo.
Não basta só oferecer produtos ou serviços de qualidade a um preço justo. É preciso encantar o consumidor, oferecendo um atendimento rápido e eficaz em caso de falhas ou equívocos. Afinal, são nos pequenos detalhes que a conquista acontece. A satisfação do cliente é o que vai torná-lo um verdadeiro promotor da marca ou, então, alguém que não voltará a fazer negócios.
13º Salário – Veja as regras para cálculo e pagamento do benefício
13º Salário - Veja as regras para cálculo e pagamento do benefícioO 13º Salário é um benefício criado pela Lei 4.090/1962 e tem como objetivo proporcionar um aumento de renda aos trabalhadores no final do ano. Ele deve ser calculado com base na remuneração integral do...
Aprovadas novas regras de tributação de investimentos no exterior e fundos de investimento no Brasil
Aprovadas novas regras de tributação de investimentos no exterior e fundos de investimento no BrasilFoi aprovado o Projeto de Lei (“PL”) n. 4.173/23, que dispõe sobre novas regras de tributação de investimentos no exterior e também aplicações em fundos de...
FGTS Digital – Veja algumas orientações importantes
FGTS Digital - Veja algumas orientações importantes Está previsto para Janeiro de 2024 a implementação do FGTS Digital, um conjunto de sistemas integrados que vai gerenciar os diversos processos relacionados ao cumprimento da obrigação de recolhimento do FGTS. Dentre...