Por que segmentar o atendimento dentro da área contábil?

 

A segmentação do atendimento contábil consiste em desmembrar a prestação de serviços do escritório de acordo com os interesses de cada público e criar soluções específicas para as suas necessidades e demandas. É uma estratégia que já funciona muito bem em algumas profissões, como a advocacia, por exemplo: escritórios generalistas costumam se subdividir internamente para agrupar advogados especialistas por área e concentrar ali as estratégias processuais de cada nicho, facilitando o atendimento aos clientes.

O mesmo acontece com a área contábil, embora seja uma realidade menos comum. Em geral, os escritórios de contabilidade costumam atuar de forma generalista e departamentalizada por área, reunindo uma cartela de clientes bem diversa e que engloba empresas de todos os tipos, portes e complexidade. No entanto, é menos frequente encontrar empresas que promovam subdivisões internas para direcionar equipes para atender diferentes perfis de cliente.

Porém, essa realidade vem mudando. Inspirados em profissões como a advocacia, alguns escritórios passaram a direcionar equipes para atender os clientes com características, comportamentos, necessidades e dores semelhantes.

A segmentação de clientes vem se tornando uma estratégia bem aceita na área contábil porque consegue acompanhar a evolução profissional que o mercado exige. Se antes bastava ao contador apurar as obrigações do cliente e realizar as entregas ao fisco, agora ele passou a ser visto como um consultor que é uma peça-chave no planejamento estratégico e na tomada de decisão das empresas.

Esse modelo de segmentação permite ao escritório contábil personalizar o seu atendimento, voltando-se exclusivamente aos anseios específicos de cada público-alvo. Quando isso acontece, ele passa a desenvolver estratégias mais competitivas e assertivas, melhora a comunicação e amplia a qualidade do atendimento prestado. Além disso, também é possível definir preços mais justos para os trabalhos desenvolvidos de acordo com a realidade de cada negócio.

A segmentação interna adotada pela Orsitec

A segmentação interna de clientes em equipes de atendimento é a estratégia adotada atualmente na Orsitec Assessoria Contábil e Empresarial. Atendemos todo tipo de empresa, atividade, porte e segmento, mas, internamente, a parte operacional está dividida em equipes especializadas.

Decidimos por segmentar nosso atendimento para melhorar a experiência dos nossos clientes, pois percebemos que a comunicação interna entre os departamentos em alguns momentos não estava sendo eficiente, o que poderia refletir na qualidade do atendimento. Assim, a ideia de mudar nossa estrutura foi se tornando cada vez mais evidente. 

A nossa metodologia de trabalho operacional hoje divide os funcionários em três equipes, cada uma especializada no atendimento das áreas contábil, fiscal e obrigações acessórias de cada cliente conforme o porte e complexidade que ele possui. 

A equipe Land, por exemplo, atende empresas com baixa complexidade fiscal e contábil e que costuma ser administrada pelo próprio proprietário. A contabilidade, neste caso, é utilizada para cumprir as obrigações legais, geralmente sem envolver a tomada de decisões. 

Já a equipe Sky faz o atendimento de empresas em processos de expansão, o que exige operações fiscais e contábeis um pouco mais complexas. A contabilidade, neste caso, já é considerada uma ferramenta de gestão e em desenvolvimento para a tomada de decisão. 

A equipe Space, por sua vez, atende empresas de grande porte e que possuem uma estrutura interna de contabilidade e controladoria mais desenvolvidas. Nestes casos, os clientes possuem alta demanda de complexidade e grande volume de movimentação e a contabilidade é fator estratégico para o negócio e tomada de decisão.

Além das três equipes mencionadas, temos também a equipe Star, focada exclusivamente no atendimento da área de pessoal de todos os clientes.

Ao segmentar as empresas por complexidade e distribuí-las em equipes especializadas, a Orsitec conseguiu aproximar seus profissionais da realidade, das dores e das necessidades do cliente, melhorando a experiência das empresas e fazendo com que a solução dos problemas ficasse mais ágil e com um tempo de resposta menor.

Tal estratégia de segmentação refletiu também internamente. Ela possibilitou melhores resultados de produtividade e engajamento e um controle mais adequado de processos e ações, aperfeiçoando as entregas e o atendimento de qualidade.

Quais os erros mais comuns dos empreendedores iniciantes?

Quais os erros mais comuns dos empreendedores iniciantes?

Quais os erros mais comuns dos empreendedores iniciantes? Muitas pessoas sonham em ter o seu próprio negócio e em ser o seu próprio chefe. Empreender, porém, é um desafio que exige trabalho árduo, muita dedicação, estudo e persistência. Não basta apenas ter um bom...