Educação Financeira
Como qualquer país em desenvolvimento, o Brasil enfrenta diversos problemas econômicos, políticos e sociais que afetam a capacidade de crescimento e a qualidade de vida de sua população. Nesse sentido, a má gestão dos recursos pessoais acaba sendo um dos problemas enfrentados por brasileiros de diferentes origens sociais e culturais.
Inevitavelmente, no cenário econômico atual, no qual a taxa básica de juros está em 2% e a inflação em cerca de 4%, os investimentos tradicionais como a poupança passam a ter um rendimento menor que a inflação. Ou seja, estamos em um cenário de juros reais negativos, no qual muitos investimentos que as pessoas possuem podem estar fazendo com que elas percam poder de compra. Isso afeta diretamente a nossa maneira de lidar com os nossos recursos e na opção por investimentos. Portanto, é crítico que as pessoas se atentem a seus investimentos financeiros para que elas não façam com que seus recursos valham, em termos reais, menos no longo prazo.
Assim, a Orsitec preparou um guia com informações para auxiliá-los a fazer uma boa gestão dos recursos pessoais.
Cenários econômicos: planejamento estratégico em tempos de incerteza
Cenários econômicos: planejamento estratégico em tempos de incerteza A imprevisibilidade econômica não é mais uma exceção — é a nova norma. Diante de um ambiente global volátil e interconectado, líderes empresariais que se destacam são aqueles que conseguem estruturar...
O novo paradigma comercial dos Estados Unidos e suas implicações para o mundo
O novo paradigma comercial dos Estados Unidos e suas implicações para o mundoO mundo caminha para uma nova ordem política e econômica global. A rápida integração da economia mundial, intensificada entre os anos 1980 e a Crise Financeira de 2008, desencadeou um período...
Antecipação de tendências: o futuro como vantagem competitiva
Antecipação de tendências: o futuro como vantagem competitivaEm um ambiente onde as transformações são constantes, não basta entender o presente — é preciso antever o futuro. A antecipação de tendências de consumo deixou de ser um diferencial e passou a ser uma...