A importância do planejamento sucessório para as famílias e empresas
Uma dúvida frequente, seja em nível pessoal ou empresarial, é como acontece o processo de sucessão, quem são os herdeiros e como planejar da melhor forma.
No caso dos negócios, as empresas familiares dominam o setor privado não apenas no Brasil, mas em grande parte dos países do mundo, especialmente nas Américas e na Europa.
Estudos realizados no Brasil indicam que entre 80% a 90% das empresas do país são empresas familiares. No entanto, apesar das empresas familiares concentrarem grande parte da economia do país, a maioria delas enfrenta grandes desafios de gestão, especialmente com a execução do seus planejamentos sucessórios.
Afinal de contas, o processo de planejamento sucessório cria diversos dilemas, visto que naturalmente surge um conflito entre os interesses empresariais e familiares. Além disso, o processo de sucessão tende a criar conflitos psicológicos. Enquanto os pais-sucedidos têm dificuldade em abrir mão de suas autoridade dentro da empresa, os filhos-sucessores buscam legitimar sua atuação de comando na empresa.
Para tratar do assunto e dar explicações sobre como funciona este processo, a Orsitec preparou dois materiais completos para você sanar todas as suas dúvidas!
Cenários econômicos: planejamento estratégico em tempos de incerteza
Cenários econômicos: planejamento estratégico em tempos de incerteza A imprevisibilidade econômica não é mais uma exceção — é a nova norma. Diante de um ambiente global volátil e interconectado, líderes empresariais que se destacam são aqueles que conseguem estruturar...
O novo paradigma comercial dos Estados Unidos e suas implicações para o mundo
O novo paradigma comercial dos Estados Unidos e suas implicações para o mundoO mundo caminha para uma nova ordem política e econômica global. A rápida integração da economia mundial, intensificada entre os anos 1980 e a Crise Financeira de 2008, desencadeou um período...
Antecipação de tendências: o futuro como vantagem competitiva
Antecipação de tendências: o futuro como vantagem competitivaEm um ambiente onde as transformações são constantes, não basta entender o presente — é preciso antever o futuro. A antecipação de tendências de consumo deixou de ser um diferencial e passou a ser uma...