Marketing digital para contadores: 5 dicas para começar
Ao se planejar para fazer uma receita diferente, muita gente recorre ao Google para procurar as diretrizes do que deve ser considerado. O mesmo acontece quando alguma dor estranha aparece pelo corpo: às vezes, antes mesmo de marcar o médico, há quem faça uma pesquisa na internet para saber que tipo de especialista procurar, onde encontrá-lo e, até mesmo, se é preciso se preocupar com algo mais grave. Com as dúvidas em relação à área contábil não é diferente, as pessoas recorrem à internet para buscar soluções: é aí que entra a importância do marketing digital para contadores.
O marketing digital já faz parte da rotina de trabalho de muita gente que vem se destacando na internet. Advogados, cientistas, médicos e economistas, muitos profissionais têm utilizado esse recurso, e há muito espaço para quem tem algo a compartilhar e está disposto a transformar a linguagem técnica em algo mais didático para educar o público que busca por soluções na internet.
Afinal, não há como negar: a pandemia acelerou uma mudança nos hábitos de consumo, e este processo passa diretamente pela inclusão da internet na rotina de tomada de decisões – inclusive, na hora de comprar um produto ou contratar um serviço.
Por isso, se você quer se manter competitivo no mercado e captar novos clientes, é preciso fazer diferente e estar presente nas plataformas digitais. Nesse sentido, o marketing digital para contadores pode te ajudar a se destacar.
Como aplicar o marketing digital para contadores?
A lógica do marketing digital para contadores não tem muito mistério, basta conhecer seus mecanismos. Funciona, basicamente, assim: quanto mais contato o consumidor tiver com você ou sua marca, mais ele vai lembrar do seu nome quando precisar contratar ou consultar uma referência contábil.
O marketing digital, portanto, é uma estratégia. Ele usa as facilidades da internet para levar mais longe o nome do profissional, alcançando exatamente quem ele quer atingir e transformando-o numa autoridade em determinado assunto.
Separamos 5 dicas principais para quem deseja começar este processo.
- Identifique o tipo de público que você quer atingir
O primeiro passo é sempre identificar quem você pretende atingir com o marketing digital: que tipo de público, quem são essas pessoas, onde elas estão, como utilizam os serviços de contabilidade e que perfil possuem, por exemplo. São as chamadas “personas”.
As “personas” são definidas de forma mais específica e com um nível de detalhe maior do que o público-alvo comum. É importante conhecer suas rotinas, gostos e perfis, por exemplo, porque, com essas informações, será possível entender quais são as suas maiores dúvidas e necessidades e como você pode ajudá-las a resolver seus problemas. Tudo isso reflete no material que você irá produzir no marketing digital: o tipo de conteúdo a ser produzido e a linguagem mais adequada para se comunicar com elas.
- Invista em um site bonito e atrativo
Ao contrário do que muita gente pensa, o site ainda é uma ótima estratégia para fortalecer a presença digital, e o motivo é simples: quando alguma dúvida aparece, a pessoa irá fazer buscas mais específicas no Google e não na rede social.
Por exemplo: “novas regras para o Imposto de Renda”. Ou, então, “como planejar a aposentadoria desde cedo”. Nada disso costuma ser pesquisado no Instagram ou no Facebook, por exemplo, porque a proposta das redes sociais é diferente dos buscadores.
Basicamente, a lógica é inversa: ao fornecer respostas para a dúvida, o Google também apresenta o profissional que fez este trabalho. Isso, portanto, é diferente do que acontece nas redes sociais, em que já é preciso saber o nome (ou a hashtag) para encontrar o que se busca. É assim que as pessoas podem chegar até você e, aos poucos, conhecer melhor a sua carreira e seus serviços.
No entanto, atenção: não vá fazer do site um mero panfleto virtual, que fica paralisado na web, sem nunca ser atualizado. É importante que o espaço seja atualizado com frequência, principalmente com conteúdos de qualidade e elaborados de forma estratégica, que o ajudem a chegar até o cliente. Isso costuma ser feito com o uso de palavras-chaves (os termos mais comuns usados pelos usuários para realizar pesquisas no Google) e as técnicas SEO (conjunto de técnicas utilizadas na estrutura do texto para melhorar o ranqueamento do site nas páginas de busca do Google e fazer o site ganhar mais visibilidade).
Além disso, é importante que o site também disponibilize facilmente informações sobre o próprio negócio, como, por exemplo, os serviços oferecidos, os diferenciais e as formas de contato e atendimento.
- Produza conteúdo
O conteúdo é a chave do segredo do marketing digital para contadores. É ele que vai ajudar a atrair o cliente até você, e isso acontecerá por meio de uma estratégia que tenta educar o mercado. Na prática, o conteúdo que você produz consegue antecipar as dores e dúvidas do seu cliente – que, muitas vezes, ele nem sabe que tem -, ajuda a deixá-lo mais informado e o prepara para as mudanças e novidades que vêm pela frente. O efeito disso é quase um rebote: aos poucos e, em algum momento, ele passa a ver você como referência na área. E, claro, as chances dele lembrar de você na hora de fechar o serviço também aumentam consideravelmente.
- Divulgue seu conteúdo
Nem todo mundo sabe, mas produzir o conteúdo, publicar e espalhar pelas redes sociais não dá fim ao trabalho do marketing digital para contadores. Não basta, portanto, focar só em um site responsivo ou no conteúdo de qualidade e atento às regras do SEO. É preciso pensar também em outras estratégias que ajudam na divulgação.
É o caso, por exemplo, de incluir o endereço do site na assinatura de e-mail. Ou, então, incentivar os funcionários do escritório, familiares e amigos a também divulgarem o conteúdo em suas redes. Há também a possibilidade de fechar parcerias com sites de conteúdos complementares (como o de advogados tributaristas, por exemplo) para que possam lincar o seu conteúdo com o material disponibilizado por eles.
- Esteja de olho nas redes sociais
Trabalhar com redes sociais é fundamental para dar visibilidade ao seu nome e a sua marca. Afinal, é lá onde todos estão – incluindo seus futuros clientes -, abrindo mais um caminho para ajudar que as pessoas cheguem até você. Os stories do Instagram, por exemplo, podem servir para buscar interações com enquetes, pesquisas, responder perguntas e, até mesmo, levar o usuário até o seu site.
As redes sociais são, portanto, um complemento do site: um não consegue ter tanto alcance sem a presença do outro. Além disso, elas também são o espaço perfeito para estar de olho no que as pessoas fazem por lá: as redes sociais lançam tendência, expõem comportamentos e mostram como as pessoas pensam e se relacionam. Tudo isso pode dar muitos insights sobre o que postar e o que produzir e, se você souber prestar atenção, tais informações podem facilmente se converter em negócios.
Mesmo em 2021, a contabilidade ainda segue muito associada a uma ideia de burocracia e formalidade. É como se, aos olhos de muitos empresários, o contador ainda fosse aquele profissional preso em um escritório, e focado apenas no pagamento de impostos e na entrega de declarações. Esse perfil, entretanto, deve ser desmistificado. E cabe aos próprios profissionais mostrar que a profissão tem um potencial muito maior do que isso.
O marketing digital para contadores, portanto, é a estratégia que ajuda neste desafio. Afinal, não tem outro jeito: é preciso estar online para atrair clientes, tornar-se uma referência na área de atuação e, até mesmo, existir, como diria aquela máxima. E você, o que vem fazendo para ampliar a sua presença na web?
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