MEI que possui dívidas pode ser desenquadrado e ter CNPJ inapto

Os Microempreendedores Individuais (MEI) que possuem dívidas na Receita Federal e na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) poderão ser desenquadrados caso não regularizem seus débitos.
De acordo com a Receita Federal, os inadimplentes receberão os termos de exclusão do Simples Nacional e os relatórios de pendências. No caso de exclusão, o CNPJ continuará ativo, porém a empresa perderá o benefício de recolher o tributo em valores fixos mensais, entrando nas regras de apuração com base no lucro real ou lucro presumido.Durante os próximos meses, os empreendedores que deixaram de apresentar a DASN-Simei (Declaração Anual Simplificada do MEI) por um período superior a 90 dias, contados do vencimento do prazo de entrega, poderão ter o CNPJ inapto.Nessa situação as empresas não poderão emitir notas fiscais e terão alvarás cancelados. Além disso, as dívidas passam para o nome do microempreendedor, que é o responsável pelo CNPJ. Ou seja, o CPF do profissional fica restrito, dificultando a obtenção de empréstimos ou financiamentos.

Como consultar e regularizar as pendências?

As pendências podem ser consultadas através do PGMEI (versão completa), com certificado digital ou código de acesso, na opção Consulta Extrato/Pendências > Consulta Pendências no Simei, ou então pelo APP MEI.Para pagar ou parcelar os débitos em atraso, é possível fazer no portal do Simples Nacional ou pelo App MEI. Já para os débitos que já estão em Dívida Ativa, o pagamento deve ser realizado da seguinte forma:● Débito de INSS deve ser recolhido em DAS DAU (documento específico para Dívida Ativa da União);● Débito de ISS e ICMS diretamente em guia própria do Município ou Estado responsável pelo tributo;● A entrega da DASN-Simei pode ser realizada pelo portal do Simples Nacional ou pelo App MEI.

Regularizando as pendências, os empreendedores poderão preservar seu enquadramento no MEI e manter seus benefícios como segurados no INSS, apuração de débitos em valores fixos, facilidade para financiamento, empréstimos e abertura de conta em nome da empresa.

Caso você tenha aberto um MEI, mas por algum motivo não está mais atuando com a empresa, é importante dar baixa no CNPJ. Este procedimento é simples e pode ser feito a qualquer momento, gratuitamente, no Portal do Empreendedor.

 

DET – Domicílio Eletrônico Trabalhista

DET – Domicílio Eletrônico Trabalhista

DET - Domicílio Eletrônico Trabalhista O DET (Domicílio Eletrônico Trabalhista) é o  instrumento oficial criado na intenção de melhorar a comunicação entre o Ministério do Trabalho e o empregador.  A ideia principal é melhorar a comunicação entre o Ministério do...

Como aumentar o nível da sua conta do Gov.br

Como aumentar o nível da sua conta do Gov.br

Como aumentar o nível da sua conta do Gov.br A conta gov.br é uma iniciativa do governo federal brasileiro para centralizar o acesso a serviços públicos de forma online. Ela permite que os cidadãos tenham um único login para acessar uma variedade de serviços...

FGTS Digital: Veja os principais destaques

FGTS Digital: Veja os principais destaques

FGTS Digital: Veja os principais destaques O cronograma de implantação do FGTS Digital inicialmente previa para Janeiro de 2024, porém o lançamento oficial será agora em Março. O FGTS Digital é um conjunto de sistemas integrados que vai gerenciar os diversos processos...