IRPF: ATUALIZAÇÃO DA TABELA PROGRESSIVA MENSAL
No último dia 6, foi publicada em edição extra do DOU, a Medida Provisória nº 1.206, de 2024, que altera os valores da tabela progressiva mensal do imposto sobre a renda de pessoa física.
Portanto, para os valores pagos a partir de fevereiro de 2024, o imposto sobre a renda deve ser calculado pela seguinte tabela:
| Base de Cálculo (R$) | Alíquota (%) | Parcela a Deduzir do IR (R$) |
| Até 2.259,20 | 0 | 0 |
| De 2.259,21 até 2.826,65 | 7,5 | 169,44 |
| De 2.826,66 até 3.751,05 | 15 | 381,44 |
| De 3.751,06 até 4.664,68 | 22,5 | 662,77 |
| Acima de 4.664,68 | 27,5 | 896,00 |
Em virtude desta alteração, o valor do desconto simplificado, que é de 25% sobre o valor da primeira faixa, passou a ser de R$ 564,80.
A MP nº 1.206/2024 entra em vigor na data de sua publicação, ou seja, em 06/02/2024, e, pelas regras do artigo 62 da Constituição Federal, as Medidas Provisórias produzem efeito jurídico imediato em sua publicação, porém, dependem de apreciação do Congresso Nacional para se converter em Lei Ordinária.
O prazo para vigência é de 60 dias, prorrogável uma vez por igual período.
Formação de preços na Reforma Tributária: preciso rever os valores?
Formação de preços: vou precisar rever os preços da minha empresa por causa da Reforma Tributária?A formação de preços na Reforma Tributária merece entrar no planejamento das empresas antes que o novo sistema esteja totalmente implantado. Isso não significa aumentar...
Capital humano e finanças pessoais: seu maior patrimônio?
Seu maior patrimônio pode não estar no banco: como o capital humano influencia suas finançasQuando falamos em patrimônio, é comum pensar primeiro no saldo da conta, nos investimentos, no imóvel ou no carro. Mas a relação entre capital humano e finanças pessoais começa...
Imposto de Renda Mínimo: como a nova tributação muda o planejamento de sócios com alta renda?
Imposto de Renda Mínimo: como a nova tributação muda o planejamento de sócios com alta renda?O Imposto de Renda Mínimo mudou uma conta importante para empresários que recebem lucros, dividendos e outros rendimentos elevados. Desde 2026, sócios com renda anual superior...


