Como aumentar o nível da sua conta do Gov.br

A conta gov.br é uma iniciativa do governo federal brasileiro para centralizar o acesso a serviços públicos de forma online. Ela permite que os cidadãos tenham um único login para acessar uma variedade de serviços oferecidos por diferentes órgãos e entidades governamentais.

Com a conta gov.br, os usuários podem utilizar diversos serviços de forma digital, como obter documentos, consultar informações, assinar documentos eletronicamente, acessar serviços da Receita Federal, INSS e SUS, certificado de vacina entre muitos outros.

A disponibilidade dos serviços depende do nível da conta do cidadão: bronze, prata ou ouro e elas variam quanto ao grau de segurança no processo de validação dos dados do usuário.

Conta Bronze

Toda conta Gov.br é criada automaticamente no nível bronze, ou seja, o nível mais básico de segurança. Esse nível dá acesso a alguns serviços digitais e permite usar parcialmente as funcionalidades do portal Gov.br. Poderá gerenciar as autorizações de uso dos seus dados e realizar a prova de vida utilizando o reconhecimento facial. Para acessar os chamados “serviços sensíveis”, que envolvem o acesso a dados pessoais e bancários, por exemplo, é preciso fazer um upgrade.

Conta Prata

Contando com um alto nível de segurança, a conta prata permite que o usuário acesse serviços que exigem um grau maior de confiabilidade, visualize e compartilhe dados e documentos digitais e habilite a autenticação em duas etapas.

Para aumentar o nível para prata será preciso validar através de uma das seguintes opções:

  • Validação facial pela Carteira Nacional de Habilitação (CNH) através do aplicativo gov.br;
  • Validação dos dados pelo internet banking de um banco credenciado. Ao todo, são 12 bancos credenciados pelo Gov.br: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob, Santander, Itaú, Agibank, Sicredi, Mercantil do Brasil e PicPay;
  • Cadastro via Sigepe – Caso seja servidor público federal, validação através do usuário e senha do Sistema de Gestão de Pessoas.

 

Conta Ouro

O mais elevado nível da conta possibilita acessar qualquer serviço do governo federal, sem restrição de uso das funcionalidades do aplicativo Gov.br.

Para atingir o nível máximo de segurança existem três formas:

  • Fazer o reconhecimento facial através do Tribunal Superior Eleitoral. Para isso, o usuário precisa ter a biometria cadastrada no TSE e o aplicativo gov.br instalado;
  • Validar através do certificado digital de pessoa física emitido por uma Autoridade Certificadora (AC);
  • Validar através do aplicativo gov.br que poderá ler QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
DET – Domicílio Eletrônico Trabalhista

DET – Domicílio Eletrônico Trabalhista

DET - Domicílio Eletrônico Trabalhista O DET (Domicílio Eletrônico Trabalhista) é o  instrumento oficial criado na intenção de melhorar a comunicação entre o Ministério do Trabalho e o empregador.  A ideia principal é melhorar a comunicação entre o Ministério do...

FGTS Digital: Veja os principais destaques

FGTS Digital: Veja os principais destaques

FGTS Digital: Veja os principais destaques O cronograma de implantação do FGTS Digital inicialmente previa para Janeiro de 2024, porém o lançamento oficial será agora em Março. O FGTS Digital é um conjunto de sistemas integrados que vai gerenciar os diversos processos...