Governo faz alterações na Lei do Perse e reformula os incentivos do Programa
Foi sancionada no último dia 22 a Lei que reformula o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), criado em 2021 para ajudar empresas que tiveram de paralisar as atividades durante a pandemia de Covid-19.
A Lei estabelece um teto de R$ 15 bilhões para os incentivos fiscais até dezembro de 2026 e beneficia empresas de 30 tipos de atividades econômicas do setor, incluindo as ligadas ao turismo, cultura e esporte. Entre elas estão as que operam no ramo de hotelaria; serviços de alimentação para eventos e recepções (buffets); aluguel de equipamentos recreativos, esportivos, de palcos; produção teatral, musical e de espetáculos de dança; restaurantes e similares; bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas; cinemas; agências de viagem; entre outras.
Terão direito ao benefício da alíquota zero as empresas pertencentes ao setor de eventos que possuíam como código da CNAE principal ou atividade preponderante, em 18 de março de 2022, uma das atividades econômicas descritas nos códigos da CNAE referidos na Lei.
Maiores detalhes sobre as regras para o benefício no link: LEI Nº 14.859, DE 22 DE MAIO DE 2024 – LEI Nº 14.859, DE 22 DE MAIO DE 2024 – DOU – Imprensa Nacional
Resiliência empresarial: como se fortalecer em meio à instabilidade econômica
Resiliência empresarial: como se fortalecer em meio à instabilidade econômicaEmpresas que prosperam em ambientes incertos não são necessariamente as maiores, mas sim as mais preparadas. Em outras palavras, a capacidade de se adaptar rapidamente a cenários...
Reforma Tributária no Brasil: Consequências para os Serviços
Reforma Tributária no Brasil: Consequências para os ServiçosApós mais de três décadas de debates, o Congresso Nacional aprovou, no final de 2023, a tão esperada Reforma Tributária. Apesar de um ano e meio já ter se passado desde sua promulgação, a ausência de leis...
Compreensão do Comportamento do Consumidor: A Chave para Estratégias Competitivas
Compreensão do comportamento do consumidor: a chave para estratégias competitivasSe a pesquisa de mercado oferece o mapa do território, é o comportamento do consumidor que revela onde estão os tesouros. Em um cenário de mudanças rápidas nos hábitos de consumo,...