Dirbi – Instrução Normativa 2198 institui nova declaração
A Receita Federal do Brasil publicou no DOU da última terça-feira a IN 2198/2024 que cria uma nova obrigação acessória para empresas brasileiras que usufruem de incentivos, renúncias, benefícios e imunidades tributárias.
A Dirbi conterá informações relativas a valores do crédito tributário referente a impostos e contribuições que deixaram de ser recolhidos em razão da concessão dos incentivos, renúncias, benefícios e imunidades de natureza tributária usufruídos pelas pessoas jurídicas constantes do Anexo Único.
A declaração deve conter informações detalhadas sobre os benefícios fiscais usufruídos, especialmente relacionados ao Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e à Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
A DIRBI deve ser elaborada eletronicamente através do e-CAC, com assinatura digital obrigatória utilizando certificado válido.
O prazo para entrega vai até o vigésimo dia do segundo mês subsequente ao do período de apuração, a partir de janeiro de 2024. No entanto, a Receita Federal criou um prazo especial para os primeiros meses do ano, que é até julho de 2024.
O novo paradigma comercial dos Estados Unidos e suas implicações para o mundo
O novo paradigma comercial dos Estados Unidos e suas implicações para o mundoO mundo caminha para uma nova ordem política e econômica global. A rápida integração da economia mundial, intensificada entre os anos 1980 e a Crise Financeira de 2008, desencadeou um período...
Antecipação de tendências: o futuro como vantagem competitiva
Antecipação de tendências: o futuro como vantagem competitivaEm um ambiente onde as transformações são constantes, não basta entender o presente — é preciso antever o futuro. A antecipação de tendências de consumo deixou de ser um diferencial e passou a ser uma...
Alerta aos Contribuintes: Nova Cartilha Explica Como se Proteger de Golpes com Títulos Públicos Falsos
Alerta aos Contribuintes: Nova Cartilha Explica Como se Proteger de Golpes com Títulos Públicos Falsos Você sabia que criminosos têm usado documentos falsificados ou prescritos para tentar enganar contribuintes e empresas com promessas de redução de tributos? ...