Sua empresa precisa fazer o inventário anual de estoque?

 

Prezado Cliente,

Sua empresa precisa fazer o INVENTÁRIO anual de estoque?

Final de ano chegando as empresas de comércio e indústrias precisam inventariar seus estoques.

Mas afinal, o que é  INVENTÁRIO DE ESTOQUE ?

O inventário é o processo de identificação, conferência da classificação e contagem dos produtos mantidos por sua empresa em 31/12 de cada ano. Os dados colhidos neste processo serão registrados em diversos demonstrativos contábeis e obrigações fiscais acessórias. Por isso, é preciso organizar sua operação para realizar o inventário de estoque.

O Inventário não serve apenas para gerar informações contábeis. Ele também é uma importante ferramenta para o seu negócio, permitindo identificar fraudes, prevenir desperdícios, verificar as mercadorias com maior fluxo de venda, evitar manter mercadorias paradas e ainda ter uma boa base de dados para estratégia de vendas.

Então vamos lá!!! Sua empresa tem um inventário para fazer em 31/12/2020.

Seguem algumas orientações:

Empresas com sistemas: As empresas que utilizam sistema para controle de estoque devem providenciar o arquivo do inventário no formato SPED.

Empresas com controles manuais: Aqueles que fazem controles manuais devem realizar o levantamento físico e registrar em planilha de Excel.

O que deve estar relacionado:

  •         código do item do produto;
  •         descrição do item;
  •         unidade de medida do item (exemplo: litro, peça…);
  •         NCM do item;
  •         quantidade do item;
  •         valor custo unitário do item (colocar o preço de custo da mercadoria e não preço de venda);
  •         valor custo total do item;
  •         somatório total do inventário.

Para as Indústrias: As indústrias devem informar os produtos para industrialização, os produtos semiacabados e acabados.

Produtos em posse de terceiros:  Não esqueça de relacionar os produtos da sua empresa que estão em posse de terceiros, como por exemplo os produtos em remessa para industrialização. O contrário também deve ser observado, faça o registro do estoque que está na sua empresa dos produtos de terceiros. Assim, as exigências do SPED serão atendidas.

Alertamos que não é necessário fazer levantamento do imobilizado, como também do estoque de itens de consumo.

IMPORTANTE: Enfatizamos que o inventário de estoque é indispensável para que o seu contador possa atender as obrigações acessórias e fazer os encerramentos contábeis. Aqui na Orsitec solicitamos aos nossos clientes o envio do inventário até o dia 10/01/2021.

Ah, se você quiser um modelo de planilha em Excel bem completo com tudo que o SPED solicita de registro, é só clicar no botão abaixo para baixar.

Clique aqui para baixar a planilha.

Agora é só fazer o seu INVENTÁRIO! Em caso de dúvidas contate nossa equipe.

Como aumentar o nível da sua conta do Gov.br

Como aumentar o nível da sua conta do Gov.br

Como aumentar o nível da sua conta do Gov.br A conta gov.br é uma iniciativa do governo federal brasileiro para centralizar o acesso a serviços públicos de forma online. Ela permite que os cidadãos tenham um único login para acessar uma variedade de serviços...

FGTS Digital: Veja os principais destaques

FGTS Digital: Veja os principais destaques

FGTS Digital: Veja os principais destaques O cronograma de implantação do FGTS Digital inicialmente previa para Janeiro de 2024, porém o lançamento oficial será agora em Março. O FGTS Digital é um conjunto de sistemas integrados que vai gerenciar os diversos processos...