Sua empresa precisa fazer o inventário anual de estoque?
Prezado Cliente,
Sua empresa precisa fazer o INVENTÁRIO anual de estoque?
Final de ano chegando as empresas de comércio e indústrias precisam inventariar seus estoques.
Mas afinal, o que é INVENTÁRIO DE ESTOQUE ?
O inventário é o processo de identificação, conferência da classificação e contagem dos produtos mantidos por sua empresa em 31/12 de cada ano. Os dados colhidos neste processo serão registrados em diversos demonstrativos contábeis e obrigações fiscais acessórias. Por isso, é preciso organizar sua operação para realizar o inventário de estoque.
O Inventário não serve apenas para gerar informações contábeis. Ele também é uma importante ferramenta para o seu negócio, permitindo identificar fraudes, prevenir desperdícios, verificar as mercadorias com maior fluxo de venda, evitar manter mercadorias paradas e ainda ter uma boa base de dados para estratégia de vendas.
Então vamos lá!!! Sua empresa tem um inventário para fazer em 31/12/2020.
Seguem algumas orientações:
Empresas com sistemas: As empresas que utilizam sistema para controle de estoque devem providenciar o arquivo do inventário no formato SPED.
Empresas com controles manuais: Aqueles que fazem controles manuais devem realizar o levantamento físico e registrar em planilha de Excel.
O que deve estar relacionado:
- código do item do produto;
- descrição do item;
- unidade de medida do item (exemplo: litro, peça…);
- NCM do item;
- quantidade do item;
- valor custo unitário do item (colocar o preço de custo da mercadoria e não preço de venda);
- valor custo total do item;
- somatório total do inventário.
Para as Indústrias: As indústrias devem informar os produtos para industrialização, os produtos semiacabados e acabados.
Produtos em posse de terceiros: Não esqueça de relacionar os produtos da sua empresa que estão em posse de terceiros, como por exemplo os produtos em remessa para industrialização. O contrário também deve ser observado, faça o registro do estoque que está na sua empresa dos produtos de terceiros. Assim, as exigências do SPED serão atendidas.
Alertamos que não é necessário fazer levantamento do imobilizado, como também do estoque de itens de consumo.
IMPORTANTE: Enfatizamos que o inventário de estoque é indispensável para que o seu contador possa atender as obrigações acessórias e fazer os encerramentos contábeis. Aqui na Orsitec solicitamos aos nossos clientes o envio do inventário até o dia 10/01/2021.
Ah, se você quiser um modelo de planilha em Excel bem completo com tudo que o SPED solicita de registro, é só clicar no botão abaixo para baixar.
Clique aqui para baixar a planilha.
Agora é só fazer o seu INVENTÁRIO! Em caso de dúvidas contate nossa equipe.
Como aumentar o nível da sua conta do Gov.br
Como aumentar o nível da sua conta do Gov.br A conta gov.br é uma iniciativa do governo federal brasileiro para centralizar o acesso a serviços públicos de forma online. Ela permite que os cidadãos tenham um único login para acessar uma variedade de serviços...
FGTS Digital: Veja os principais destaques
FGTS Digital: Veja os principais destaques O cronograma de implantação do FGTS Digital inicialmente previa para Janeiro de 2024, porém o lançamento oficial será agora em Março. O FGTS Digital é um conjunto de sistemas integrados que vai gerenciar os diversos processos...
Declaração de Capitais Brasileiros no Exterior 2024 – CBE
Declaração de Capitais Brasileiros no Exterior 2024 - CBE As pessoas físicas ou jurídicas residentes, domiciliadas ou com sede no país devem prestar ao Banco Central do Brasil declaração de bens e valores (bens, direitos, instrumentos financeiros, disponibilidades em...