Sua empresa precisa fazer o inventário anual de estoque?
Prezado Cliente,
Sua empresa precisa fazer o INVENTÁRIO anual de estoque?
Final de ano chegando as empresas de comércio e indústrias precisam inventariar seus estoques.
Mas afinal, o que é INVENTÁRIO DE ESTOQUE ?
O inventário é o processo de identificação, conferência da classificação e contagem dos produtos mantidos por sua empresa em 31/12 de cada ano. Os dados colhidos neste processo serão registrados em diversos demonstrativos contábeis e obrigações fiscais acessórias. Por isso, é preciso organizar sua operação para realizar o inventário de estoque.
O Inventário não serve apenas para gerar informações contábeis. Ele também é uma importante ferramenta para o seu negócio, permitindo identificar fraudes, prevenir desperdícios, verificar as mercadorias com maior fluxo de venda, evitar manter mercadorias paradas e ainda ter uma boa base de dados para estratégia de vendas.
Então vamos lá!!! Sua empresa tem um inventário para fazer em 31/12/2020.
Seguem algumas orientações:
Empresas com sistemas: As empresas que utilizam sistema para controle de estoque devem providenciar o arquivo do inventário no formato SPED.
Empresas com controles manuais: Aqueles que fazem controles manuais devem realizar o levantamento físico e registrar em planilha de Excel.
O que deve estar relacionado:
- código do item do produto;
- descrição do item;
- unidade de medida do item (exemplo: litro, peça…);
- NCM do item;
- quantidade do item;
- valor custo unitário do item (colocar o preço de custo da mercadoria e não preço de venda);
- valor custo total do item;
- somatório total do inventário.
Para as Indústrias: As indústrias devem informar os produtos para industrialização, os produtos semiacabados e acabados.
Produtos em posse de terceiros: Não esqueça de relacionar os produtos da sua empresa que estão em posse de terceiros, como por exemplo os produtos em remessa para industrialização. O contrário também deve ser observado, faça o registro do estoque que está na sua empresa dos produtos de terceiros. Assim, as exigências do SPED serão atendidas.
Alertamos que não é necessário fazer levantamento do imobilizado, como também do estoque de itens de consumo.
IMPORTANTE: Enfatizamos que o inventário de estoque é indispensável para que o seu contador possa atender as obrigações acessórias e fazer os encerramentos contábeis. Aqui na Orsitec solicitamos aos nossos clientes o envio do inventário até o dia 10/01/2021.
Ah, se você quiser um modelo de planilha em Excel bem completo com tudo que o SPED solicita de registro, é só clicar no botão abaixo para baixar.
Clique aqui para baixar a planilha.
Agora é só fazer o seu INVENTÁRIO! Em caso de dúvidas contate nossa equipe.
MEI que possui dívidas pode ser desenquadrado e ter CNPJ inapto
MEI que possui dívidas pode ser desenquadrado e ter CNPJ inapto Os Microempreendedores Individuais (MEI) que possuem dívidas na Receita Federal e na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) poderão ser desenquadrados caso não regularizem seus débitos. De acordo...
Mudanças nas Subvenções para Investimento
Mudanças nas Subvenções para Investimento Em 30/08/2023, por meio da Medida Provisória n° 1.185, o Poder Executivo modificou o atual sistema de isenção das subvenções para investimento no país com a revogação do artigo 30 da Lei 12.973/14, assim como os dispositivos...
Tributação sobre Lucros Acumulados
Tributação sobre Lucros Acumulados Prezados clientes, Gostaríamos de compartilhar uma informação relevante divulgada pelo jornal Valor Econômico no último final de semana. Em entrevista, o Secretário Especial da Reforma Tributária, Bernardo Appy, mencionou que o...