Os riscos da pejotização
Com a Reforma Trabalhista, realizada em 2017, muitos profissionais passaram a ter a possibilidade de prestar serviços para empresas como pessoa jurídica (PJ), sem ter necessariamente um vínculo trabalhista. Diante dessa flexibilização, empresários e gestores passaram a contratar funcionários para suas empresas de forma indireta. Ao invés de realizar a contratação dos empregados formalmente, pela CLT, passou-se a requisitar que estes funcionários constituíssem uma empresa, a qual estabeleceria um contrato de prestação de serviços com seus empregadores de fato.
Esse fenômeno, chamado de “pejotização”, tem resultado em muitas ações judiciais, pois em muitos casos, trata-se de uma fraude. Afinal de contas, quando se realiza a pejotização fraudulenta, o prestador de serviços e seu contratante mantém uma relação empregado-empregador de fato. Dessa forma, é importante que sócios e gestores de empresas se atentem à legislação para não correrem riscos financeiros e judiciais.
Para explicar o que é o fenômeno de pejotização, suas implicações legais e como evitar que a contratação de um prestador de serviços seja um ato fraudulento, elaboramos um material completo para você!
Resiliência empresarial: como se fortalecer em meio à instabilidade econômica
Resiliência empresarial: como se fortalecer em meio à instabilidade econômicaEmpresas que prosperam em ambientes incertos não são necessariamente as maiores, mas sim as mais preparadas. Em outras palavras, a capacidade de se adaptar rapidamente a cenários...
Reforma Tributária no Brasil: Consequências para os Serviços
Reforma Tributária no Brasil: Consequências para os ServiçosApós mais de três décadas de debates, o Congresso Nacional aprovou, no final de 2023, a tão esperada Reforma Tributária. Apesar de um ano e meio já ter se passado desde sua promulgação, a ausência de leis...
Compreensão do Comportamento do Consumidor: A Chave para Estratégias Competitivas
Compreensão do comportamento do consumidor: a chave para estratégias competitivasSe a pesquisa de mercado oferece o mapa do território, é o comportamento do consumidor que revela onde estão os tesouros. Em um cenário de mudanças rápidas nos hábitos de consumo,...