Contabilidade integrada: 4 benefícios em adotar a integração de dados

       

A contabilidade está diretamente associada às atividades de diversos setores internos de uma empresa, como o financeiro, área de compras, RH e a parte operacional/produção, por exemplo. Isso não acontece por acaso. Afinal, todos os dados contábeis e relatórios refletem a realidade do negócio e norteiam as ações empresariais, servindo como base para a decisões de todos os níveis de importância, desde a definição do preço de um produto até a necessidade de expansão do negócio, por exemplo. Por isso, é imprescindível que a empresa adote um envio de dados mais ágil e eficiente que seja capaz de beneficiar a rotina empresarial como um todo. Nesse sentido, a tecnologia veio para revolucionar o dia a dia das empresas por meio da transformação digital.

Mas o que isso tem a ver com a integração de dados contábeis? 

Uma contabilidade integrada pode ser uma grande aliada no crescimento sustentável do negócio pois ela utiliza as inovações tecnológicas a seu favor. A integração de dados entre empresa e contabilidade permite o envio de dados de maneira ágil, produtiva e eficiente. 

Neste post vamos ajudar você a entender o conceito e também conhecer os maiores benefícios de implantá-la na sua empresa.

O que é a integração de dados na contabilidade?

A integração de dados é o uso de ferramentas tecnológicas com o objetivo de obter uma melhora de desempenho e produtividade com a otimização de processos promovida pela integração do sistema ERP de gestão da empresa com o software contábil da contabilidade. Essa aproximação digital entre contadores e empresas permite acabar com a falta de alinhamento ou problemas de comunicação que podem ocorrer, assim como solucionar situações comuns como atrasos de fechamentos em razão do não recebimento de informações ou tempo perdido procurando e separando documentos.

Com a contabilidade integrada, todos os dados financeiros são importados no software contábil exatamente como foram registrados no ERP da empresa, dispensando a obrigatoriedade de envio dessas informações para a contabilidade. Ou seja: a integração desses dados oferece, de forma rápida e simplificada, todas as informações que levariam muito mais tempo para serem agrupadas por meio do método tradicional, mais burocrático. 

As vantagens de adotar a integração de dados

O processo de integração de dados traz diversas vantagens, tanto para a empresa quanto para a contabilidade. Mas podemos citar 4 como principais e imediatas:

1. Otimiza o trabalho e melhora a produtividade

A rapidez com que as coisas acontecem, hoje, não permite mais que a rotina empresarial fique estagnada devido a atrasos, retrabalhos desnecessários e falta de produtividade. A busca constante por resultados deve permear todos os setores para que o negócio não seja engolido pelo mercado e pela concorrência. É justamente o que a integração de dados ajuda a combater. Isso porque dá mais segurança e transparência às operações, evitando erros humanos e duplicidade de informações. Além disso, agiliza os processos e garante mais tempo livre para planejamento e desenvolvimento de estratégias. 

2. Evita perda de tempo com tarefas manuais

A integração de dados possibilita que a empresa não desperdice tempo com tarefas manuais como o envio de documentos físicos para a contabilidade. Desta forma, empresários e gestores podem destinar o tempo de sua equipe para outras necessidades relacionadas à atividade fim da empresa. Da mesma forma, a contabilidade também não desperdiça tempo com processos manuais e pode ter mais tempo para se dedicar em prestar serviços que agregam mais valor para a empresa, como consultoria, planejamento tributário, entre outros.

3. Dá fácil acesso às informações 

A contabilidade integrada dá uma visibilidade maior a todas as transações realizadas pela empresa e permite que a contabilidade tenha acesso de forma direta, importando todos os dados para o sistema contábil. Isso faz com que problemas como atrasos nos fechamentos, por exemplo, sejam evitados.

4. Dá segurança ao armazenamento dos dados

Por meio da contabilidade integrada, todas as informações que norteiam e interessam para a rotina empresarial ficam guardadas em um sistema que está baseado em nuvem. Isso significa que os dados ficam protegidos de possíveis intempéries que possam vir a acontecer. Além disso, o sistema em nuvem ainda permite que os dados possam ser consultados a qualquer momento, de qualquer lugar do mundo. Ou seja: não é necessário estar na empresa, ou acessar um computador específico, para ter acesso ao que se precisa.

A contabilidade integrada na prática

O mercado oferece diversas opções de softwares e sistemas que potencializam a capacidade da gestão empresarial e ajudam a colocar em prática o conceito de contabilidade integrada. Afinal, investir em otimização de procedimentos e operações não é mais um diferencial, mas uma necessidade estratégica para os negócios que querem se manter vivos e competitivos no mercado.

Para escolher a melhor opção para a sua empresa, é preciso mapear as demandas internas da empresa e pesquisar as opções que as atendam. Desta forma será possível adequar os modelos existentes no mercado à realidade interna do negócio, aliando a tecnologia às necessidades mais latentes da empresa.

E você, já começou a investir em uma gestão mais eficiente e na integração de dados?

DET – Domicílio Eletrônico Trabalhista

DET – Domicílio Eletrônico Trabalhista

DET - Domicílio Eletrônico Trabalhista O DET (Domicílio Eletrônico Trabalhista) é o  instrumento oficial criado na intenção de melhorar a comunicação entre o Ministério do Trabalho e o empregador.  A ideia principal é melhorar a comunicação entre o Ministério do...

Como aumentar o nível da sua conta do Gov.br

Como aumentar o nível da sua conta do Gov.br

Como aumentar o nível da sua conta do Gov.br A conta gov.br é uma iniciativa do governo federal brasileiro para centralizar o acesso a serviços públicos de forma online. Ela permite que os cidadãos tenham um único login para acessar uma variedade de serviços...